Porque é que comemos?
Comemos porque precisamos.., e porque gostamos
A Natureza pensou em tudo: tornou nos capazes de apreciar os alimentos e de ter prazer em come-los e, ao mesmo tempo tornou o nosso corpo capaz de transformar esses alimentos em energia. Se o nosso corpo fosse uma máquina, os alimentos seriam o combustível. A função essencial da alimentação é fornecer a energia para podermos nos mexer, pensar, dormir.., viver.
Hoje em dia, 20% dos adolescentes com menos de 15 anos estão 20% acima do seu peso ideal e se os hábitos não mudarem brevemente, 20% desses jovens terão problemas de colesterol e serão diabéticos.
É preciso educar para evitar os transtornos derivados da má alimentação, pois podem influenciar o seu desenvolvimento psicossocial e ter consequências negativas, não só a nível físico, mas, principalmente, a nível psicológico, na idade adulta.
Existe uma relação directa entre a obesidade e as horas que um jovem passa em frente à Televisão!!!
Na tua actual fase da vida, o teu corpo experimenta grandes modificações: aumentas cerca de 20% de altura e 50% de peso e é precisa muita energia para que esta modificação se faça bem feita. Estas transformações, por vezes, também provocam baixa estabilidade emocional e uma não-aceitação do novo corpo; isto, juntamente com os modelos, alguns irreais, que a sociedade impõe e o facto de já decidirem por si próprios o que comer, fazem da tua idade um terreno ideal para a obesidade ou, no outro extremo, a anorexia e a bulimia